F1 confirma aumento para seis corridas Sprint para temporada 2023

27 de setembro de 2022 0 Por Rafael Gaspar

A temporada 2023 da F1 vai ter o dobro no número de corridas Sprint. Nesta terça-feira (27), a categoria anunciou aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo que, a partir do próximo ano, serão realizadas seis provas de classificação.

O formato de corridas para definir o grid de largada da corrida do domingo passou a ser adotado em 2021. Com isso, os finais de semana com Sprint sofreram mudança com um treino livre e classificação normal na sexta-feira; treino livre 2 e corrida classificatória sábado; corrida no domingo.

O acréscimo de provas classificatórias segue também o inflado calendário da principal categoria do automobilismo mundial. Pela primeira vez na história, serão realizadas 24 corridas, o maior campeonato até hoje – entretanto, o limite de motores segue o mesmo para as equipes: três.

“Estou feliz em confirmar seis corridas Sprint para o campeonato 2023 e adiante, seguindo com o sucesso do novo formato introduzido em 2021. A Sprint promove ação durante três dias com todos os pilotos brigando por algo desde o início da sexta-feira até o principal evento no domingo”, disse Stefano Domenicali, diretor-executivo da categoria.

“Isso adiciona mais drama e mais animação durante o final de semana. O feedback dos fãs, equipes, promotores e parceiros tem sido bastante positivo e o formato tem adicionado uma nova dimensão à F1 e queremos assegurar seu sucesso no futuro”, completou.

“A confirmação de seis corridas Sprint a partir de 2023 é outro exemplo do contínuo crescimento e prosperidade no maior nível do esporte. Graças a próxima colaboração com Stefano Domenicali e nossos colegas na FOM, concluímos uma análise do impacto das sessões adicionais e ajustamos relevantes parâmetros de nosso trabalho para assegurar que seguem regulados no mais alto nível”, disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

“As sessões Sprint fornecem uma dinâmica animadora ao formato de corrida do final de semana e se provou popular nas duas últimas temporadas – tenho certeza de que essa tendência positiva vai continuar e estou feliz de que o Conselho do Automobilismo deu a aprovação para seguirmos em frente”, completou.

Após a aprovação no número de corridas, a FIA e F1 vão definir e anunciar no futuro quais serão as etapas que receberam a sessão extra.