Prefeitura do Rio pede arquivamento de relatório que liberaria construção do Autódromo de Deodoro

Prefeitura do Rio pede arquivamento de relatório que liberaria construção do Autódromo de Deodoro

2 de fevereiro de 2021 0 Por Rafael Gaspar

Por: Motorsport.com

Depois de mais dois anos de polêmica, o projeto do Autódromo de Deodoro no Rio de Janeiro parece ter ganhado um capítulo final. O prefeito do Rio Eduardo Paes, determinou que o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, procedesse com o arquivamento do processo que daria uma licença ambiental prévia para a construção do empreendimento.

A ação pode ser considerada o ponto final ao projeto. Paes pediu que o secretário Cavaliere envie ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o pedido de arquivamento do processo que daria a Rio Motorsport a licença prévia para construção do autódromo.

O projeto de Deodoro sempre esteve envolto em polêmicas. Uma análise do relatório ambiental produzido para a concessão da licença apontou diversas irregularidades, incluindo o registro profissional dos envolvidos na produção do documento. Já a audiência pública virtual foi adiada diversas vezes e acabou não obtendo os resultados esperados pela Rio Motorsport, responsável pela construção.

Deodoro também enfrentou resistência de parte da população carioca e dos fãs da F1, recebendo críticas inclusive do heptacampeão Lewis Hamilton, que questionou a necessidade de se derrubar uma área de proteção ambiental.

A Rio Motorsport tinha como objetivo centralizar as operações envolvendo a F1 no Brasil, assumindo a organização do GP do Brasil, transferindo a etapa para a capital carioca, além de comandar os direitos de transmissão da categoria.

Mas o projeto começou a ruir ainda no ano passado quando a F1 retirou a empresa das negociações pelos direitos de transmissão. Logo na sequência, a categoria confirmou ainda a manutenção da etapa brasileira em Interlagos por mais cinco anos, passando a ser chamada de GP de São Paulo

Enquanto isso, Deodoro ficava cada vez mais distante, especialmente após Eduardo Paes assumir a prefeitura do Rio no lugar de Marcelo Crivella.

Assim que assumiu o cargo no mês passado, Paes se colocou como favorável à construção de um novo autódromo no Rio de Janeiro, mas em outro local. Algumas opções já começam a surgir, como uma área na Zona Oeste, no bairro de Guaratiba, além do Parque Olímpico da Barra, que já recebeu visitas de responsáveis da Fórmula E para uma possível etapa no local.