Por: Motorsport.com

Depois de mais dois anos de polêmica, o projeto do Autódromo de Deodoro no Rio de Janeiro parece ter ganhado um capítulo final. O prefeito do Rio Eduardo Paes, determinou que o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, procedesse com o arquivamento do processo que daria uma licença ambiental prévia para a construção do empreendimento.

A ação pode ser considerada o ponto final ao projeto. Paes pediu que o secretário Cavaliere envie ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o pedido de arquivamento do processo que daria a Rio Motorsport a licença prévia para construção do autódromo.

O projeto de Deodoro sempre esteve envolto em polêmicas. Uma análise do relatório ambiental produzido para a concessão da licença apontou diversas irregularidades, incluindo o registro profissional dos envolvidos na produção do documento. Já a audiência pública virtual foi adiada diversas vezes e acabou não obtendo os resultados esperados pela Rio Motorsport, responsável pela construção.

Deodoro também enfrentou resistência de parte da população carioca e dos fãs da F1, recebendo críticas inclusive do heptacampeão Lewis Hamilton, que questionou a necessidade de se derrubar uma área de proteção ambiental.

A Rio Motorsport tinha como objetivo centralizar as operações envolvendo a F1 no Brasil, assumindo a organização do GP do Brasil, transferindo a etapa para a capital carioca, além de comandar os direitos de transmissão da categoria.

Mas o projeto começou a ruir ainda no ano passado quando a F1 retirou a empresa das negociações pelos direitos de transmissão. Logo na sequência, a categoria confirmou ainda a manutenção da etapa brasileira em Interlagos por mais cinco anos, passando a ser chamada de GP de São Paulo

Enquanto isso, Deodoro ficava cada vez mais distante, especialmente após Eduardo Paes assumir a prefeitura do Rio no lugar de Marcelo Crivella.

Assim que assumiu o cargo no mês passado, Paes se colocou como favorável à construção de um novo autódromo no Rio de Janeiro, mas em outro local. Algumas opções já começam a surgir, como uma área na Zona Oeste, no bairro de Guaratiba, além do Parque Olímpico da Barra, que já recebeu visitas de responsáveis da Fórmula E para uma possível etapa no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support