Com Felipe Nasr, Porsche vence as 24 Horas de Daytona. Daniel Serra triunfa na GTD Pro

Com Felipe Nasr, Porsche vence as 24 Horas de Daytona. Daniel Serra triunfa na GTD Pro

29 de janeiro de 2024 0 Por Rafael Gaspar

Por: Leonardo Marson / F1 Mania

A Porsche Penske venceu neste domingo (28) as 24 Horas de Daytona, corrida que abriu a temporada 2024 da IMSA. Felipe Nasr, Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden garantiram a vitória em uma disputa das mais duras com a Whelen Cadillac, mas, com o brasileiro ao volante, conseguiu segurar o ataque de Tom Blomqvist para garantir a primeira vitória da marca alemã na prova disputada no Daytona International Speedway desde 2003.

O resultado representa a quarta vitória seguida de uma equipe com pilotos brasileiros na mais tradicional prova de endurance dos Estados Unidos. Nos últimos três anos, Helio Castroneves venceu a prova, fosse com a Wayne Taylor, fosse com a Meyer Shank. O triunfo é o 11º do País em Daytona, e Nasr se tornou o sétimo a vencer a prova, se juntando a Castroneves, Pipo Derani, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Oswaldo Negri e Raul Boesel.

A prova foi protagonizada por uma disputa entre o Porsche Penske número 7 e a Whelen Cadillac, que entrou na hora final na liderança, perdendo-a na parada dos boxes ocorrida sob bandeira amarela. O trio teve Pipo Derani, Jack Aitken e Tom Blomqvist, que fechou a corrida. A Wayne Taylor Racing/Andretti, com Jordan Taylor, Louis Deletraz, Colton Herta e Jenson Button, completou o pódio.

Com o outro Porsche Penske, Nick Tandy, Mathieu Jaminet, Kevin Estre e Laurens Vanthoor completaram a prova em quarto, seguidos por Gianmaria Bruni, Neel Jani, Alessio Picariello e Romain Dumas, com um Porsche da Proton Competition. O BMW RLL de Augusto Farfus, Jesse Krohn, Phillipp Eng e Dries Vanthoor enfrentou problemas durante a corrida e completou em oitavo, 16 voltas atrás.

Pela LMP2, a Era Motorsport ficou com a vitória com Dwight Merriman, Ryan Dalziel, Connor Zilsch e Christian Rasmussen, que fechou a corrida. A Crowdstrike, com George Kurtz, Colin Braun, Toby Sowery e Maithe Jakobsen, terminou em segundo, seguidos por Felipe Fraga, Felipe Massa, Gar Robinson e Josh Burdon. Pietro Fittipaldi, que correu pela InterEuropol com Jakub Smiechowski, Nick Boulle e Tom Dillmann, foi o quarto colocado.

Um piloto brasileiro também venceu na classe GTD Pro: Daniel Serra, que dividiu a pilotagem de uma Ferrari da Risi Competizione com Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado. O quarteto chegou a cair para a última posição e teve de cumprir uma punição ao longo da prova, mas se recuperou e terminou a prova com a vitória.

A segunda posição ficou com o Porsche da AO Racing, que contou com Laurin Heinrich, Seb Priaulx e Michael Christensen, que não conseguiu acompanhar o ritmo de Serra após a última relargada, ocorrida quando restavam 30 minutos para o final da prova. Bryan Sellers, Madison Snow, Neil Verhagen e Sheldon van der Linde, com um BMW da Paul Miller, completaram o top-3.

Pela GTD, a vitória ficou com o Mercedes da Winward pilotado por Russell Ward, Philip Ellis, Indy Dontje e Daniel Morad. A Ferrari da AF Corse, com Simon Mann, François Heriau, Miguel Molina e Kei Cozzolino, completou a prova com a segunda posição. Manny Franco, Albert Costa, Alessandro Balzan e Cedric Sbirrazzuoli, com uma Ferrari da Conquest, fechou a lista dos três melhores da prova.

A temporada 2024 da IMSA terá sequência no dia 16 de março, com outra prova clássica do endurance mundial: as 12 Horas de Sebring, também marcada para o estado americano da Florida.