FIA inclui karts do tipo F4 em nova classe reconhecida pela entidade

26 de outubro de 2023 0 Por Rafael Gaspar

Por: Racemotor

Uma decisão do Conselho Mundial da FIA, reunido em Genebra (Suíça) que passou praticamente despercebida pode trazer um grande impacto para o Kart, inclusive no Brasil. A entidade máxima do automobilismo criou, na Comissão Internacional de Kart (CIK), uma Classe 4, que inclui karts movidos a eletricidade, mas também os que contam com motores quatro tempos do tipo estacionário – que no Brasil deram origem às categorias F4.

De acordo com o presidente da CIK, o indiano Akbar Ebrahim, por se tratar do caminho mais acessível para a prática do esporte, esse tipo de Kart merecia integrar o guarda-chuva de categorias reconhecidas pelo órgão. Ele lembrou que os motores estacionários também são usados para o lazer (kart indoor).

Um sinal prático da novidade já será visto em 2024. A CIK sugere que as federações e confederações nacionais usem seus rankings (ou principais competições) com esse tipo de kart para definir seus representantes no FIA Motorsport Games.

A expectativa é de que haja a elaboração de uma regulamentação internacional. A decisão também abre caminho para a criação de competições regionais e continentais com a chancela da FIA.