Caio Collet se destaca de slicks na chuva e conquista novo top5 em Spa em seu melhor fim de semana da temporada 2023 na FIA Fórmula 3

1 de agosto de 2023 0 Por Rafael Gaspar

Brasileiro parte para a última etapa do ano entre os 10 melhores da classificação

Caio Collet, Van Amersfoort Racing. FIA Formula 3 Championship, Spa-Francorchamps, Francorchamps, Belgium. 30th July 2023.

Caio Collet encerrou neste domingo seu melhor fim de semana na FIA Fórmula 3 em 2023. Depois de vencer no sábado, o piloto brasileiro do carro #17 da equipe holandesa Van Amersfoort Racing (VAR) terminou dentro do top5 a Feature Race e entrou no top10 do campeonato.

Apostando na estratégia de largar de pneus slicks na chuva, a prova principal da etapa belga da F3 teve largada sob regime de safety car, em decorrência dos pilotos do grid largando com os diferentes compostos disponíveis.

Ainda com a pista molhada, os pilotos que escolheram largar com pneus de chuva levaram vantagem no começo da prova e Caio Collet caiu de nono para 14º nas primeiras voltas. Porém, a jornada do brasileiro melhorou a medida em que o traçado de 7.004m secava.

Com trilho formado e sempre preciso nos ataques, Collet começou sua escalada de recuperação, subindo de décimo quarto para a disputa da quinta posição na última reta.

Collet completou a última manobra que garantiu o quinto lugar já na reta final de Spa e terminou como o melhor piloto que escolheu largar com pneus de pista seca.

Com os pontos somados em seu melhor resultado ao longo de uma etapa, Collet entrou no top10 da classificação geral da FIA F3. O brasileiro aparece na 10ª posição com 61 pontos conquistados, sete de vantagem para seu concorrente mais próximo e apenas 5 dos dois adversários que estão a sua frente.

A próxima e última jornada da F3 em 2023 acontece no lendário Autódromo de Monza no primeiro fim de semana de setembro.