Por: Rodrigo Gini / Race Motor

A Stock Car Pro Series se prepara para uma revolução técnica a partir da próxima temporada. A Audace Tech, divisão de competições e projetos da Veloci, controladora da Vicar, trabalha de forma intensa no pacote que fará sua estreia no ano que vem, que marca uma ruptura total com a configuração atual. Especialmente quanto aos motores. O Racemotor apurou que os V8 norte-americanos que equipam a categoria desde 2003 darão lugar a propulsores turbo. No caso, os Ford EcoBoost 2.0 quatro cilindros em linha hoje já usados na Turismo Nacional, em versão aspirada.

A Audace Tech já iniciou os testes de pista com o novo chassi, cujo projeto foi comandado pelos engenheiros Guilherme Ferro e José Avallone. A ideia é entregar os primeiros exemplares às equipes ainda este ano, para proporcionar maior tempo de testes e preparação. O grupo controlador da Stock assume desta forma todo o processo de construção dos carros; preparação e manutenção dos propulsores, o que, até o fim deste ano, está nas mãos da Giaffone Racing (ex-JL).

A troca dos motores de maior capacidade cúbica (e número de cilindros) por unidades turbo é uma realidade em várias categorias internacionais. A Super GT japonesa (GT500); o DTM, na configuração válida até 2021 e a Top Race argentina apostaram nessa solução que, além de garantir maior eficiência térmica, reaproveita os gases do escapamento e, por isso, é mais amiga do meio ambiente. A principal diferença, para os fãs, será a mudança no som, já que sai o inconfundível ronco dos V8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support