Sertões revela roteiro dos 30 anos: do Paraná ao Pará

Sertões revela roteiro dos 30 anos: do Paraná ao Pará

4 de maio de 2022 0 Por Rafael Gaspar

Por: Rodrigo Gini / Race Motor

O maior rally do mundo em quilometragem de especiais, com largada em Foz do Iguaçu e chegada em Salinópolis (Pará), atravessando todas as regiões do país de 26 de agosto a 10 de setembro. Assim será o Sertões na edição de seus 30 anos, que coincide com o bicentenário da Independência. O mistério envolvendo o percurso foi desfeito nesta terça-feira, no Museu do Ipiranga – região em que D.Pedro II anunciou o fim do domínio português em 1822. Boa parte dele atravessa locais que receberam as máquinas ao longo das três décadas. Serão 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 cronometrados.

De Foz, motos, carros, UTVs e quadriciclos rumarão para Umuarama, ainda em solo paranaense. Em seguida, entram em São Paulo, por Presidente Prudente. De lá seguem para o Mato Grosso do Sul, com destino a Campo Grande. Ainda no estado, Costa Rica será o ponto final da quinta etapa. Barra do Garças e São Félix do Araguaia são as paradas no Mato Grosso – a etapa entre elas contará com a mais longa especial da história da prova (601km).

Palmas (TO) recebe a caravana em 2 de setembro para o dia de descanso (3). Ainda no Tocantins, o destino é Mateiros, que faz divisa quádrupla com Maranhão, Bahia e Piauí. Este é o próximo estado atravessado, com a parada em Bom Jesus. Que contará ainda com uma etapa (a décima) em formato de laço – largada e chegada no mesmo ponto.

De lá, a 11ª etapa leva a Balsas, já no Maranhão. De onde pilotos e navegadores avançam para Imperatriz. Paragominas, já no Pará, é a última parada antes da chegada.

Três em uma

Diante de um desafio de dimensões continentais, a organizadora Dunas resolveu criar ainda duas provas à parte para quem não pode fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro de Foz a Palmas e o segundo da capital tocantinense a Salinópolis.