Grupo Volkswagen confirma entrada de Audi e Porsche na Fórmula 1 a partir de 2026

Grupo Volkswagen confirma entrada de Audi e Porsche na Fórmula 1 a partir de 2026

3 de maio de 2022 0 Por Rafael Gaspar

De acordo com Herbert Diess, diretor-executivo da VW, Audi e Porsche ingressarão na Fórmula 1 daqui quatro anos, quando categoria passará por nova reformulação técnica. Aumento da popularidade da F1 é o principal fator para a decisão.

Por: Felipe Leite – Grande Prêmio

O diretor-executivo do grupo Volkswagen, Herbert Diess, confirmou: Audi e Porsche entrarão na Fórmula 1 a partir de 2026, quando a categoria irá passar por uma nova reformulação técnica. O aumento da popularidade do esporte – principalmente no mercado americano e também no asiático – foi o principal motivo para a decisão, segundo o CEO da VW.

“Na Porsche, isso já é relativamente concreto. Na Audi, não tanto”, disse Diess em uma entrevista transmitida pela Volkswagen. “Se você está no esporte a motor, deve estar na Fórmula 1”, defendeu. “É lá que o efeito é maior”, avaliou.

“Você não pode entrar na Fórmula 1 a menos que a janela de tecnologia se abra. É preciso uma mudança de regra para chegar lá”, completou o diretor-executivo, confirmando que as novas regras da F1 têm papel fundamental na escolha de entrada a partir de 2026.

Em tal ano, a Fórmula 1 vai começar a adotar um caminho mais sustentável. Os motores manterão a tecnologia V6 turbo, mas com a extinção do MGU-H, bateria responsável por gerar energia elétrica nos carros, enquanto o MGU-K passa a compensar neste aspecto. Cerca de 476 cv devem ser entregues pelo motor de combustão e o motor elétrico.

O combustível será 100% neutro em CO2, e o teto de gastos deve ser mantido em US$ 140 milhões (R$ 666 milhões na cotação atual).

Ainda segundo Diess, se as fábricas não aproveitarem essa oportunidade de entrarem no campeonato, a próxima será apenas em dez anos. “Você precisa de um novo desenvolvimento de motor e para fazer um novo desenvolvimento de motor, você precisa de três ou quatro anos”, analisou.