Por: Fernando Silva / Grande Prêmio

O novíssimo projeto do EXO Nb Hybrid, o UTV híbrido com a tecnologia do nióbio e produzido pela Giaffone Racing em conjunto com a empresa CBMM, vai largar para seu primeiro Sertões. A estreia do veículo na prova foi assegurada depois de muito trabalho após o acidente sofrido pelo caminhão da equipe no último domingo no Rio Grande do Norte

Seja lá qual for o resultado do Sertões 2021 nas trilhas do Nordeste brasileiro, a Giaffone Racing já pode se considerar uma vitoriosa na edição deste ano do maior rali das Américas. A empresa liderada por Zequinha Giaffone, em parceria com a CBMM, desenvolveu uma ampla força-tarefa para reparar os três UTVs danificados depois do acidente ocorrido no último domingo em Canguaretama, no Rio Grande do Norte. O trabalho duro ao longo dos últimos dias já valeu a pena, e pelo menos um dos UTVs híbridos, o EXO Nb Hybrid, está garantido na largada do Sertões. O início da prova acontece com o prólogo nesta sexta-feira (13) na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

A força-tarefa compreende trabalhos de reorganização das milhares de peças e componentes dos veículos localizados na estrutura da carreta, que tombou no acidente de domingo a caminho de Tibau do Sul, e também nos reparos dos UTVs inscritos para a disputa da prova. A luta, inicialmente, foi para colocar em ação pelo menos um dos veículos híbridos, a grande ‘menina dos olhos’ da Giaffone Racing, que trabalha há mais de um ano, em conjunto com a CBMM, no desenvolvimento do veículo e da sua nova tecnologia. Depois, a terceira missão da força-tarefa foi testar o veículo na pista, em simulação das condições que serão encontradas no rali.

Depois de tanta luta e empenho, ao menos um dos UTVs híbridos (movido a etanol e energia elétrica) já está garantido na largada da prova no começo deste fim de semana. A conquista foi muito comemorada pela CBMM, parceira da Giaffone Racing na empreitada.

“Ter o EXO Nb Hybrid na largada é um prêmio mais do que justo após um trabalho longo, árduo e pioneiro feito no Brasil. Estamos também emocionados com a corrente de solidariedade espontânea gerada em toda a comunidade do automobilismo em função desse drama”, disse Giuliano Fernandes, gerente de Comunicação e Marketing da empresa.

“É quase inacreditável termos visto os testes com os pilotos nas ruas de Natal no fim da tarde de hoje. Nosso reconhecimento a todos os envolvidos”, destacou o executivo.

O projeto do UTV híbrido desenvolvido pela Giaffone Racing e a CBMM é dotado de tecnologia 100% nacional e faz parte de um ambicioso projeto sustentável do Sertões de contar, a partir de 2025, apenas com veículos com energia renovável como híbridos, elétricos, movidos a etanol ou combustível sintético.

Consultado pelo GRANDE PRÊMIO sobre os desafios para colocar os veículos em condições de disputar o Sertões desde a largada, Fernandes citou, entre eles, “inicialmente, recuperar o emocional de todos os envolvidos, pois esse projeto é carregado de profundo significado e de vitórias até aqui. Depois, torcer pelo conserto dos veículos pois, por ser uma tecnologia pioneira, não é fácil encontrar alternativas para alguns componentes num tempo curto”.

Com um dos UTVs híbridos já garantidos, a batalha agora é para assegurar ao menos mais um veículo da linha EXO Nb na prova. “O foco e prioridade era recuperar ao menos a versão EXO Nb Hybrid, que é a grande bandeira experimental no roadmap de evolução tecnológica do Sertões neste ano. Após o resultado da batalha de hoje, estamos muito otimistas e empenhados quanto à participação de dois carros no prólogo”.

A CBMM destacou o apoio da comunidade do esporte a motor não apenas no Brasil, como também no exterior. A empresa atua como uma das parceiras de tecnologia da Extreme E ao introduzir a tecnologia do nióbio em estruturas do carro da mais nova categoria do esporte a motor mundial como chassi, suspensão e carroceria.

“Impressionado pelo apoio quase inacreditável da comunidade do automobilismo no Brasil, imprensa especializada e fãs. A comoção e mobilização romperam barreiras dos grandes nomes brasileiros e chegou até mesmo à Inglaterra, com manifestações e mensagens de apoio por parte dos nossos parceiros da Extreme E. Também ficamos impressionados com o tamanho do respeito e apoio que a família Giaffone Racing tem”, concluiu Giuliano.

Na lista prévia de inscritos divulgada pela organização do Sertões, Thiago Giaffone vai pilotar o UTV movido a etanol, de numeral #228, ao lado do navegador Rafael Leandro Pereira Dias. O experiente Rafael Cassol será o piloto do UTV híbrido #261 ao lado da também experiente navegadora Minae Miyauti, enquanto o segundo UTV híbrido, de numeral #289, será tripulado pelo piloto Frederico Macedo e pelo navegador Nickolas Pombo de Macedo. Os três veículos integram a categoria UTV Experimental.

A 29ª edição do maior rali das Américas já é conhecida por ser o Sertões 100% sertão, uma vez que o roteiro da prova será todo no Nordeste, com largada pela primeira vez no Rio Grande do Norte e passagens também por Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, com chegada na Praia dos Carneiros, em Tamandaré.

A prova deste ano traz um recorde histórico de inscritos com 192 veículos, sendo 3 quadriciclos, 34 carros, 65 motos e 90 UTVs, a classe que mais cresce nos ralis em todo o mundo. O Sertões 2021 tem início em 13 de agosto com o prólogo e será desenrolado ao longo de nove etapas, com 3.616 km de percurso total e 2.202 km de trecho cronometrado, as especiais do rali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support