Tony Kanaan volta ao automobilismo brasileiro e disputará temporada 2021 da Stock Car com equipe Full Time Texaco

Tony Kanaan volta ao automobilismo brasileiro e disputará temporada 2021 da Stock Car com equipe Full Time Texaco

23 de fevereiro de 2021 0 Por Rafael Gaspar

Kanaan dividirá suas atenções em 2020 entre o Brasil e os Estados Unidos, já que terá novamente um programa nos ovais da Indy

Por: Motorsport.com

O grid da Stock Car para a temporada de 2021 acaba de ganhar mais um reforço de peso. Tony Kanaan se juntará à principal categoria do automobilismo nacional e correrá pela Full Time.

O anúncio foi feito neste domingo (21) durante o Show do Esporte, principal atração da grade dominical da Band. O canal será o responsável pelas transmissões da Stock Car na TV aberta em 2021, tendo transmitido já a Grande Final de 2020 com Luc Monteiro na narração e Reginaldo Leme nos comentários.

O piloto de 46 anos correrá pela Texaco Racing, equipe comandada por Maurício Ferreira em parceria com a Full Time, a bordo do Toyota Corolla. Com isso, ele estará na mesma estrutura de outros pilotos como Rubens Barrichello e Matías Rossi. Assim como nos Estados Unidos, Tony correrá com o número #48.

“É uma fase nova da minha vida. A Stock Car, nunca foi segredo pra ninguém, era uma categoria que eu gostaria de disputar. As expectativas são grandes. Vamos chegar numa das melhores equipes da Stock Car, com a Texaco, um patrocinador lendário na categoria, então eu espero aprender bastante”, declarou o piloto nascido em Salvador (BA).

Para Kanaan, os principais desafios serão alguns circuitos desconhecidos e o aprendizado do novo carro. “Das pistas da Stock, tem quatro ou cinco que eu não conheço. Vou ter de aprender as pistas, o carro e como funciona a dinâmica da categoria. Mas a expectativa é muito boa”, continuou.

“A Texaco tem uma história bem-sucedida na Stock Car, e acredita que estar em um ambiente em que performance e experiência são palavras-chave, tem tudo a ver com a nossa marca. Essa parceria com um piloto com o histórico do Tony Kanaan nos deixa felizes e com a certeza de que escreveremos mais um capítulo promissor na categoria”, comentou Paulo Gomes, diretor de marketing da ICONIC.

“Seguir com a Texaco pela oitava temporada consecutiva é motivo de muito orgulho para nós. Vamos trabalhar muito para que o Tony tenha uma ótima adaptação e mostre toda a sua competitividade e talento desde o início. Estamos bastante motivados, sempre em busca da melhor performance e evolução”, ressaltou Maurício Ferreira.

Kanaan também destacou a importância de representar a Texaco nas pistas. “É uma honra representá-los. Me lembro do Chico Serra ganhando a Stock Car com a Texaco, lembro aqui nos Estados Unidos o Ernie Irvan de NASCAR com esse carro icônico. Juan Pablo Montoya também correu de Texaco na NASCAR. São nomes grandes, com uma marca muito forte no automobilismo e espero fazer jus a tudo isso. Farei de tudo para colocá-los no lugar mais alto do pódio”.

Tony já correu na Stock anteriormente como convidado em 2012, com a então Bassani Racing. O brasileiro disputou a penúltima etapa daquele ano, em Brasília, onde terminou em 19º e a Grande Final em Interlagos, onde acabou abandonando.

Mas apesar de participações especiais ao longo dos anos, esse anúncio marca a volta do piloto ao automobilismo brasileiro. Desde que foi para a Europa, ainda nos anos 1990, Kanaan não disputava uma categoria nacional.

Apesar de uma rápida passagem pela Europa, foi nos Estados Unidos que o brasileiro encontrou sucesso. Tony teve sua primeira conquista com o título da Indy Lights em 1997 e, desde então, acumulou o título da Indy em 2004 e o vice-campeonato no ano seguinte, além da vitória nas 500 Milhas de Indianápolis em 2013. Fora das categorias de Fórmula, possui também uma vitória nas 24 Horas de Daytona de 2015.

Este não será o único desafio de Tony em 2021, já que ele fará ainda uma campanha parcial na Indy, voltando a correr com a Chip Ganassi. O piloto, de 46 anos, correrá as quatro provas ovais da temporada: a rodada dupla no Texas, as 500 Milhas de Indianápolis e Gateway.

Além disso, ele foi confirmado como um dos pilotos da Superstar Racing Experience (SRX), categoria fundada por Tony Stewart e terá sua temporada inaugural em 2021 com seis provas entre junho e julho e outros nomes no grid como Hélio Castroneves, Mark Webber, Marco Andretti e mais.

A temporada 2021 da Stock Car começa no dia 28 de março, com a etapa do Velopark. Ao longo do ano, serão mais nove datas e um total de 12 etapas, o que significa que dois eventos ao longo de 2021 serão convertidos em rodadas duplas.

A chegada de Kanaan é mais uma adição de peso a um campeonato que terá outros nomes que passaram pela Fórmula 1, como Felipe MassaNelson Piquet JrRicardo Zonta e Rubens Barrichello, e consagrados na Stock, como o campeão de 2020, Ricardo Maurício.