Atual campeão da Formula 3 Regional na Europa, paulista de 18 anos dá passo importante e competirá na principal categoria de acesso à Fórmula 1.

Os últimos meses foram intensos para Gianluca Petecof. No começo de dezembro, o piloto paulista sagrou-se campeão da FIA Formula 3 Regional, alcançando também os 40 pontos necessários para a Superlicença da FIA (exigida para a participação dos pilotos na F1). Na sequência, algumas incertezas vieram, após sua saída da equipe Prema Powerteam e da Academia Ferrari de Pilotos – da qual fez parte entre 2018 e 2020. Porém, nesta segunda-feira (8), Petecof foi anunciado como piloto da Campos Racing na Formula 2 – último degrau no caminho para a F1.

O anúncio acontece cerca de 10 dias após o falecimento do fundador e chefe da equipe espanhola, o ex-piloto Adrián Campos. Reconhecido como um grande descobridor de talentos – foi, por exemplo, o primeiro empresário de Fernando Alonso -, acumulou sucessos em diversas categorias de base. Adrián conduziu as negociações que trouxeram Gianluca para a equipe, onde será companheiro do suíço Ralph Boschung na temporada.

Multicampeão no kartismo brasileiro e internacional, Gianluca teve destaque no Mundial de Kart, com um top-5 na categoria OK Junior (2016), e o 6º lugar na OK em 2017. Com o apoio da Academia Shell Racing no Brasil, esses resultados o credenciaram para ingressar na Academia de Pilotos da Ferrari. A partir de 2018, iniciou sua carreira nos carros, correndo pela tradicional Prema Powerteam nos campeonatos Italiano e Alemão de Formula 4 por duas temporadas. No primeiro ano, foi 4º no Italiano e top-10 no Alemão, enquanto no segundo ano, foi vice-campeão no Italiano e top-5 no Alemão.

Em 2020, subiu para a Formula Regional Europeia, também correndo pela Prema. Foram 5 poles position, 4 vitórias e 14 pódios em 23 corridas no ano, que culminaram no título após disputa acirrada com Arthur Leclerc. Após o término da temporada, houve negociações com a Academia de Pilotos da Ferrari, porém o programa apresentado por eles não era o desejado por Petecof, que viu na oportunidade apresentada por Adrián Campos um melhor caminho para a sequência de sua carreira no momento. 

Para 2021, a temporada da Fórmula 2 tem oito etapas previstas, com início em 25-27 de março, em Sakhir (Bahrein), e depois passando por Mônaco (Monte Carlo), Baku (Azerbaijão), Silverstone (Inglaterra), Monza (Itália), Sochi (Rússia), Gidá (Arábia Saudita) e Yas Marina (Abu Dhabi).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support