Largando da pole position, Derani e Felipe Nasr buscam sua segunda vitória nas 24 Horas de Daytona
29 de janeiro de 2021Campeão em 2016, brasileiro espera repetir feito numa das provas mais importantes do endurance mundial. Largada neste sábado será às 17h40 de Brasília
O IMSA WeatherTech SportsCar Championship inicia neste sábado (dia 30) o campeonato 2021 com a tradicional 24 Horas de Daytona. Aos 27 anos, o brasileiro Pipo Derani dará a largada para sua sexta temporada na categoria, a terceira a bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing.
Após vencer a prova classificatória no domingo passado (24) e que deu a pole position para a equipe, Derani está motivado para dividir a pilotagem com o compatriota Felipe Nasr, seu companheiro na temporada regular, o britânico Mike Conway, que já foi campeão do FIA WEC e correu ao lado deles em Daytona no ano passado, e a grande novidade do time este ano: o atual campeão da NASCAR, o norte-americano Chase Elliott.
A largada da 59ª edição da prova no Daytona International Speedway, na Flórida (EUA), está prevista para as 17h40 (de Brasília) deste sábado. O Fox Sports 2 exibirá a largada e a disputa das três primeiras horas ao vivo. No domingo, volta a transmitir às 15h30 até a chegada. Entre 0h00 e 3h00 e das 9h00 às 12h00 de domingo, a prova também poderá ser acompanhada pelo Watch ESPN.
“É maravilhoso estar de volta para uma nova temporada e começar o ano com uma vitória, que nos deu a pole position para a maior corrida do campeonato”, comentou Derani. “Em todos os treinos e durante a corrida, mostramos a nossa força. Mas ainda tem muito trabalho pela frente neste fim de semana. Vamos largar na pole, mas isso não significa nada. É uma corrida de 24 horas e temos de controlar tudo o que podemos”, continuou o brasileiro que já venceu em Daytona em 2016, quando disputou a prova pela primeira vez.
“Estou muito feliz por voltar a competir mais um ano com a Whelen Engineering, a Cadillac e a Action Express Racing. Por dividir o carro com o Felipe (Nasr) novamente, pelo terceiro ano. Acredito que nossa parceria melhora a cada dia”, ressaltou Derani.
“O Mike (Conway) também não é um estranho em nosso time. Ele esteve conosco nas 24 Horas de Daytona do ano passado e já fez parte da equipe em outras oportunidades. Ele soma muito, é um grande profissional. É muito bom tê-lo conosco novamente”, declarou Derani.
“E ter o Chase (Elliott) é uma oportunidade fantástica para nós, por termos o atual campeão da NASCAR na maior corrida do ano. Ele vem fazendo um grande trabalho. Nunca é fácil sair de uma categoria com uma disciplina diferente e vir para o mundo do endurance. Mas ele está se adaptando muito rápido, especialmente com o curto tempo que teve com o carro. Ele é um cara muito talentoso. Você não vence um campeonato, como ele fez no ano passado, se você não tem um tremendo talento. Espero que nós quatro possamos dividir uma vitória fantástica no domingo à tarde”, completou Derani.
A equipe Whelen Engineering busca seu terceiro título em Daytona (já venceu a prova em 2010 e 2014). Em 2016, Derani foi campeão pela Tequila Patron. Em 2019, também chegou bem perto e ficou em segundo na corrida, já com a Action Express.
Nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), os pilotos seguem participando de treinos livres para os últimos ajustes antes da prova. Na primeira sessão, o Cadillac #31 anotou o segundo melhor tempo.
Confira o grid da classe DPi para as 24 Horas de Daytona:
1 #31 F. Nasr / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi)
2 #55 O. Jarvis / H. Tincknell (Mazda Motorsports Mazda DPi)
3 #5 T. Vautier / L. Duval (Mustang Sampling / JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi)
4 #60 D. Cameron / O. Pla (Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian Acura DPi)
5 #10 R. Taylor / F. Albuquerque (Konica Minolta Acura ARX-05 Acura DPi)
6 #48 J. Johnson / K. Kobayashi (Ally Cadillac Racing Cadillac DPi)
7 01 #R. van der Zande / K. Magnussen (Chip Ganassi Racing Cadillac DPi)