Olá, visitante!

Login

Promessa do automobilismo, piloto de 15 anos é campeão na Fómula Vee e vai correr no exterior

Publicado em 24/10/2018 por Rafael Gaspar

Nathan Brito conquista o título da Copa ECPA de FVee após duelo épico e ganha participação em prova nos EUA ou Canadá

Jovem promessa do automobilismo nacional, o piloto Nathan Brito conquistou de forma impecável a Copa ECPA de Fórmula Vee, o seu primeiro título logo no ano de estreia nas pistas. Como prêmio, terá direito a participar da Challenge Cup Series, competição de FVee disputada nos EUA e Canadá.

O garoto de apenas 15 anos garantiu o título ao vencer as duas provas da etapa final da competição, no último sábado, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP).  Ele repetiu o show das três provas anteriores e, além das vitórias, marcou as dois poles e fez as duas voltas mais rápidas. E ainda terminou a temporada com o recorde da pista e o maior número de poles (8 em 10 provas).

“É incrível vencer um título tão importante logo no meu primeiro ano no automobilismo”, disse Nathan Brito, que é filho de Valdeno Brito, piloto da Stock Car. “Ainda mais numa categoria onde passaram campeões como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, além de ter revelado outros grandes pilotos como o Wilsinho Fittipaldi e o José Carlos Pace. Fico muito feliz por fazer parte desta história e quem sabe seguir os passos desses verdadeiros ídolos.”

Nathan Brito dominou a segunda metade da Copa ECPA. Após um início difícil, ele venceu as últimas cinco provas da temporada em Piracicaba e terminou com 159 pontos. Gabriel Paulino foi o vice com 138 pontos e Rafael Caputi ficou em terceiro, com 123.

Na corrida final, Nathan Brito e Rafael Caputi travaram um duelo épico pela liderança, com várias ultrapassagens entre eles durante toda a prova. Nathan venceu por apenas 0s920. O resultado levou a uma medida rara: os dois pilotos foram parabenizados pelo diretor de prova, Rodrigo Correa, pela disputa leal e respeitosa, como deve ser na pista.

Para Wilsinho Fittipaldi, criador da FVee no Brasil e atual consultor da categoria, o título foi mais do que merecido. “O Nathan fez um campeonato fantástico, superando as dificuldades no início até se tornar praticamente imbatível na reta final. Está de parabéns e com certeza tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou.

Wilsinho destacou ainda o fato de a Fórmula Vee seguir com o seu principal objetivo: de ser uma categoria acessível e formadora de pilotos: “O Nathan é mais um jovem que nasce neste nosso projeto que já dura 51 anos é o caminho para o automobilismo nacional, oferecendo a chance de competir em carros de baixo custo e sendo uma verdadeira escola para quem quer seguir carreira no automobilismo.”

Como prêmio pelo título, Nathan Brito terá direito a participar de uma etapa da Challenge Cup Series, competição de FVee disputada nos EUA e Canadá.

“Será ótimo correr no exterior pela primeira vez, numa prova que reúne alguns dos principais pilotos americanos e canadenses. Será uma grande oportunidade que a Fórmula Vee me oferece para ganhar experiência e continuar crescendo como piloto”, afirmou Nathan.

A Fórmula Vee e a Challenge Cup Series mantém, há dois anos, parceria para o intercâmbio internacional de pilotos. No Brasil, seis pilotos estrangeiros já participaram de provas em Interlagos. E dois brasileiros já correram no exterior.

Nathan ainda busca mais um título na temporada. Ele lidera o Campeonato Paulista da Fórmula Vee Júnior, que terá a sua última etapa em dezembro, em Interlagos.

Para saber mais sobre a Fórmula Vee e como competir na categoria, acesse www.fvee.com.br

Para saber mais sobre a Copa ECPA acesse www.ecpa.com.br

Para saber mais sobre a Challenge Cup Series, acesse www.challengecupseries.com

Classificação final da Copa ECPA 2018:

  1.       Nathan Brito - 159 pontos
  2.       Gabriel Paulino – 138
  3.       Rafael Caputi – 123
  4.       Augusto Santin – 102
  5.       Octávio Nucci Neto – 87
  6.       Lucas Veloso – 79
  7.       Eduardo Imamura – 60
  8.       João Pedro Guedes – 36
  9.       Vinícius Kwong – 30
  10.    Cristiano Denardi – 24
  11.    Oscar Moraes Neto – 23
  12.    Saulo Soares – 19
  13.    Giordano Costa – 16
  14.    Walace Martins – 10
  15.    Edson Schimidt – 9
  16.    Claudio Cordeiro Souza – 8
  17.    Luiz Carlos Finotti – 0

Resultado da primeira prova da 5ª e última etapa da Copa ECPA, sábado (20/10):

  1.       Nathan Brito, 14min42s258
  2.       Rafael Caputi, a 4s913
  3.       Lucas Veloso, a 20s631
  4.       Octávio Nucci Neto, a 20s757
  5.       Augusto Santin, a 22s481
  6.       Saulo Soares, a 1min12s529

Resultado da segunda prova da 5ª e última etapa da Copa ECPA, sábado (20/10):

  1.       Nathan Brito, 14min49s568
  2.       Rafael Caputi, a 0s920
  3.       Augusto Santin, a 6s243
  4.       Octávio Nucci Neto, a 12s715
  5.       Lucas Veloso, a 18s881
  6.       Walace Martins, a 21s561
  7.       Saulo Soares, a 1 volta
Advertise

Próximos eventos

Mais eventos