Olá, visitante!

Login

KART PILOTADO POR AYRTON SENNA É EXPOSTO EM SP E SERÁ LEILOADO COM PARTE DA RECEITA PARA O INSTITUTO

Publicado em 06/07/2018 por Rafael Gaspar

Máquina está exposta na Cia Athletica do Brooklin, em São Paulo (SP), entre os dias 2 até 22 de julho; o kart foi usado por Ayrton Senna pela última vez em 19 de março de 1994 na sua fazenda no interior de São Paulo

O último kart pilotado por Ayrton Senna será leiloado em Londres, na Inglaterra, em 5 de setembro, com parte do valor da renda sendo direcionada para o Instituto Ayrton Senna, que há mais de 20 anos contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação.

A máquina utilizada pelo tricampeão mundial de F-1 era sempre ajustada pelo mecânico particular e amigo de Senna, José Dias Dirani, que tem o kart guardado em sua oficina mecânica na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. Antes do leilão, a máquina está exposta na Cia Athletica do Brooklin, também na capital paulista, desde o dia 2 até 22 de julho e com entrada gratuita para o público.

O kart foi preparado especialmente para Ayrton Senna se divertir em sua fazenda, tornou-se de uso exclusivo do piloto e logo virou o seu equipamento preferido. Em 19 de março de 1994, foi realizado um encontro na fazenda de Senna no interior de São Paulo com os amigos e, após a realização de várias baterias e disputas, o ídolo brasileiro colocou o seu kart número 14 na pista.

O kart tem carenagem amarela com o adesivo da Auto Center, nome da oficina do “Zezinho” ou simplesmente ”Zé”, como Senna gostava de chamar José Dirani. “Com este kart, ele sempre preferia pilotar sozinho na pista, até para minimizar riscos de danos ao equipamento”, diz Dirani.

O kartismo sempre foi a diversão preferida de Senna, que sempre exaltou seus anos nesta categoria. "Era pura pilotagem, pura corrida. Não havia política envolvida", declarou Senna na Austrália em 1993, quando lembrou de Terry Fullerton, seu maior rival no kartismo.

O último kart de Senna foi feito pela fabricante do chassi, a Mini, e conta com motor de seu tradicional preparador na época em que competia nos karts: Lucio Pascual Gascon, o famoso "Tchê", que é sempre lembrado como o mentor de Senna no kartismo. A máquina passou recentemente por um trabalho completo de restauração e está pronta para ir à pista com o seu próximo dono.

O mentor da ideia de leiloar o kart e responsável pelos trâmites é Silviano Domingues dos Santos Filho, especialista em condicionamento físico para pilotos desde 1990 e amigo há mais de 25 anos do mecânico José Dirani. O leilão do kart em Londres será realizado pela RM Sothebys.

Dados técnicos do kart:

Fabricante: Kart Mini (chassis).

Ano de fabricação: entre 1991 e 1993.

Motorização: Komet (dois tempos); fabricado em 1990.

Combustível: gasolina.

Carburação: simples

Cilindrada: 125cc

Exposição do kart:

Local: Cia Athletica Brooklin

Endereço: Rua Kansas, 1582 - Cidade Monções, São Paulo - SP

Entrada: Gratuita

Horário de funcionamento da Cia Athletica: das 05h às 23h 

Advertise

Próximos eventos

Mais eventos