Após desistência da Globo, Band encaminha transmissão da F1 no Brasil

Após desistência da Globo, Band encaminha transmissão da F1 no Brasil

5 de fevereiro de 2021 0 Por Rafael Gaspar

Emissora paulista voltará a transmitir a principal categoria do automobilismo mundial após mais de 40 anos

Por: Redação Motorsport.com

A Fórmula 1 terá uma ‘nova velha’ casa na televisão brasileira a partir de 2021. Após informações que circulavam na mídia do País desde a noite desta quinta-feira (4), a Band deve confirmar que chegou a um acordo com a Liberty Media, grupo dono do campeonato de elite do esporte a motor, para assumir os direitos de transmissão da principal categoria do automobilismo por 2 anos.

O anúncio vem poucas horas após a Globo confirmar que havia desistido das negociações com a Liberty Media para renovar os direitos de transmissão. Com isso, chega ao fim uma parceria que durou mais de quatro décadas na televisão brasileira.

A nova casa da F1 no Brasil é a emissora sediada no bairro do Morumbi, em São Paulo. A Band já tem uma relação com a categoria, tendo sido a primeira a transmitir ao vivo uma temporada completa, em 1980, quando assumiu direitos cedidos pela Globo. O canal foi responsável pela transmissão da primeira vitória de Nelson Piquet na F1, com a narração de Galvão Bueno. Já no ano seguinte a Globo assumiu de forma exclusiva a cobertura da F1.

Na quinta, o comunicado da Globo confirmando a desistência das negociações com a Liberty Media falava sobre “a nova realidade mundial dos direitos esportivos”, tecla na qual vinha batendo desde 2019, quando iniciou discussões com a F1 pela renovação dos direitos.

O canal carioca passa por uma reformulação de seu portfólio esportivo, tendo perdido os direitos de alguns campeonatos e desistido de outros. A Globo ainda confirmou que vai manter a cobertura da F1 em suas plataformas.

A novela dos direitos da F1 no Brasil se arrastava desde o meio do ano passado, quando a Globo confirmou pela primeira vez que não renovaria. Isso abriu caminho para a Rio Motorsports, que queria os direitos e pretendia realizar o GP do Brasil no Rio de Janeiro.

A TV Cultura chegou a mostrar interesse pela exibição, em um projeto que abarcaria transmissões em TV aberta, fechada e pelo streaming. Porém, a Rio Motorsports acabou sendo excluída das negociações após a Liberty ficar insatisfeita com o rumo das negociações.

Foi neste momento que a Globo voltou à mesa, mas houve também outros grupos de mídia demonstrando interesse, com a possibilidade de uma proposta conjunta entre o SBT e a Disney.

Mesmo com uma negociação repleta de impasses, a Liberty Media via a manutenção da Globo como essencial, já que o canal é o que possui a maior penetração no mercado do Brasil. Em meio a um forte impacto econômico causado pela pandemia, a dona da F1 passou a destacar a importância do público brasileiro para a audiência global do esporte. Em 2019, o país representou quase um quarto da audiência da F1 pelo mundo.

A chegada da F1 à Band é uma vitória da emissora, que busca reforçar sua aposta dominical, a volta do ‘Show do Esporte’. Durante seu auge, o programa chegou a ter mais de dez horas de duração, contando com transmissões e programas ligados ao mundo do esporte.

Além disso, a Band vem reforçando sua cobertura do esporte a motor. No ano passado, a emissora anunciou que havia adquirido os direitos de transmissão da Stock Car na TV aberta, enquanto o SporTV manteve os direitos em TV fechada. O acordo, que valeria apenas para 2021, foi adiantado já para 2020, com o canal paulistano transmitindo a Grande Final da Stock em Interlagos.

F1 na Band marcará também o reencontro de Reginaldo Leme com a categoria, após sua saída do Grupo Globo no final de 2019. O jornalista havia sido contratado pela Band no final do ano passado para comentar as transmissões da Stock Car.

Questionado pelo Motorsport.com, o canal preferiu não confirmar a novidade e emitiu o seguinte comunicado: “A Band afirma que, a exemplo de outras emissoras, também está mantendo contato com a Fórmula 1, mas não há nenhum contrato assinado por enquanto. As negociações estão acontecendo. Caso haja um acordo, a emissora emitirá um comunicado oficial”.