Miguel Paludo retorna à NASCAR para três etapas em circuito misto com patrocínio da BRANDT

Miguel Paludo retorna à NASCAR para três etapas em circuito misto com patrocínio da BRANDT

13 de janeiro de 2021 0 Por Rafael Gaspar

Maior campeão da história da Porsche Cup Brasil assume o carro #8 da equipe de Dale Earhardt Jr em Daytona, Circuito das Américas e Mid-Ohio

A bandeira brasileira volta ao grid da NASCAR em 2021.

Miguel Paludo retorna à Xfinity Series para três corridas em pista mista. Com patrocínio da BRANDT, o piloto gaúcho vai assumir o carro #8 da JR Motorsports.

O primeiro compromisso é no dia 20 de fevereiro, em Daytona. Será o contato inicial com o Chevrolet Camaro #8 e com a equipe que tem o experiente Taylor Moyer como crew chief.

A estreia com a equipe de Dale Earnhardt Jr será também a primeira experiência de Paludo no traçado misto de Daytona, que aproveita parte do superspeedway mais tradicional da NASCAR – e palco da primeira pole conquistada por Miguel (e por um piloto brasileiro) na categoria.

O segundo compromisso é no dia 22 de maio, em mais uma pista inédita para o maior campeão da história da Porsche Cup Brasil: o Circuito das Américas, em Austin (Texas).

Duas semanas mais tarde o palco é o tradicional autódromo de Mid-Ohio, mais uma pista onde Paludo ainda não competiu.

Vivendo nos Estados Unidos desde 2010, Miguel é um dos pioneiros do Brasil na NASCAR. Ele disputou 87 provas sancionadas pela mais popular liga americana de esporte a motor. Duas delas eram válidas pela então Nationwide Series, a mesma divisão pela qual vai correr em 2021 e que hoje se chama Xfinity Series. É o último degrau antes da divisão principal, a Cup, e costuma ter corridas muito disputadas e de grande apelo ao público porque inúmeros competidores da Cup correm também as provas da Xfinity.

O piloto BRANDT realizou três temporadas completas pela NASCAR Truck Series, entre 2011 e 2013. Nesse período disputou 69 corridas, conquistando duas poles (Daytona-2012 e Pocono-2013), oito top5 e 23 top10 (o que corresponde a um aproveitamento de 33,3% entre os dez melhores). Ele encerrou 2011 em 17º lugar no campeonato, evoluiu para décimo em 2012 e avançou para nono em 2013.

Desde 2015, Paludo voltou a se dedicar à Porsche Cup Brasil em tempo integral. Ele já havia conquistado um par de títulos no evento antes de se mudar para os EUA e levantou mais quatro em sua segunda passagem pela categoria, sempre correndo com patrocínio principal da BRANDT. Atual campeão de Sprint do principal evento de GT da América Latina, o piloto de 37 anos acumula números expressivos acelerando no Brasil os carros de competição mais produzidos no planeta: tem 31 vitórias em 117 largadas, ou seja, subiu ao degrau mais alto do pódio em nada menos que 26,5% das provas disputadas.

Agora ele acrescenta mais três formidáveis desafios à sua temporada 2021, ano em que além de defender mais um título na Porsche Cup no Brasil, vai seguir escrevendo a história do automobilismo brasileiro na maior categoria dos Estados Unidos.